Vítimas de Violência Doméstica
- Casa de Abrigo – “Recomeçar” – destina-se ao acolhimento temporário de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, acompanhadas (ou não) dos seus filhos menores, com capacidade atual de um total de 25 utentes;
- Vagas de Emergência – destina-se ao acolhimento em registo de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas (ou não) dos seus filhos menores, que necessitem, no imediato, de proteção e segurança;
- Casa de Acolhimento de Emergência CVP/ Norte – destina-se ao acolhimento urgente e transitório de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, acompanhadas (ou não) dos seus filhos menores, com capacidade atual de um total de 9 utentes.
- Centro de Atendimento a Vítimas – “Primeiro Passo” – tem como objetivo dar resposta às vítimas de violência (violência doméstica, violação, crimes, maus-tratos físicos e psicológicos, exclusão social, entre outros), sem discriminação racial, nacionalidade, ideologia política, religião, orientação sexual, idade, condição socioeconómica, nível de escolaridade, ou qualquer outro fator. Assegurando apoio, acompanhamento, encaminhamento, aconselhamento e informação no âmbito social, psicológico e jurídico.
- Atribuição pontual e temporária de géneros – alimentares (cozinháveis e não cozinháveis), vestuário, mobiliário, eletrodomésticos, etc;
- Atendimento Integrado à Família – inserido na Rede Social Europeia para a Exclusão da Pobreza, em parceria com a Segurança Social, Câmara Municipal de Matosinhos, Unidade Local de Saúde, entre outros – tem como objetivo criar condições para a intervenção coordenada das diversas áreas da ação social, saúde e educação, incluindo o atendimento e acompanhamento dos utentes do Rendimento Social de Inserção (atualmente, cerca de metade da totalidade de utentes da Freguesia de Matosinhos).
Apoio à Terceira Idade e a Doentes Dependentes
- Ajudas técnicas – cedência ou aluguer de cadeira de rodas, camas articuladas, canadianas, entre outros;
- Serviço de Apoio Domiciliário – resposta social que integra a prestação dos serviços de Higiene Pessoal, Fornecimento de Refeição, Tratamento de Roupa e Higiene da Habitação;
- Teleassistência – trata-se de um serviço telefónico de apoio com comprovada fiabilidade, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores. Através deste serviço, todos aqueles que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se mais protegidas, dispõem de uma resposta imediata em qualquer situação de urgência/emergência ou solidão.